FESTIVAL JAZZ & BLUES DE GUARAMIRANGA (CE): CLUBE DO JAZZ VAI

14 fev

13º Festival Jazz & Blues

Residências Artísticas começam no sábado (11) em Pacoti. Na sexta (10) começa a ser montada a Cidade Jazz & Blues em Guaramiranga

O Maciço de Baturité já está em clima de Festival Jazz & Blues. Nesta sexta-feira, 10, começa a ser montada em Guaramiranga a Cidade Jazz & Blues, uma grande estrutura que receberá boa parte da programação durante o Carnaval, de 18 a 21 deste mês. Em Pacoti, no sábado, 11, começam as Residências Artísticas, que aocntecem até o dia 17, com 130 participantes.

CIDADE JAZZ & BLUES

Em 2011 o Festival inovou construindo uma grande estrutura em Guaramiranga, batizada de Cidade Jazz & Blues. Com 1.500m2, dos quais 850 de área coberta, praça de alimentação, loja do festival e amplo espaço de convivência, a estrutura recebeu a aprovação do público e das atrações artísticas. A inovação deu certo e, para a 13ª edição, a Cidade Jazz & Blues será erguida novamente, nos mesmos padrões. Será também no campo de futebol, há apenas 500m da Praça do Teatro, na rua principal de Guaramiranga, sendo de fácil acesso, tanto para quem sobe de Baturité, como para quem desce de Pernambuquinho e Linha da Serra.

Na Cidade Jazz & Blues vão acontecerm nos quatro dias de Carnaval jazzístico, os Ensaios Abertos às 16h, os shows das 17h e das 21h e as Jam Sessions, que começam à meia-noite e esquentam o público até às 3h com muito blues.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Alunos e professores das Residências Artísticas sobem a serra na sexta-feira, 10, para receberem as boas-vindas do Festival Jazz & Blues e se prepararem para uma semana inesquecível de imersão musical. De 11 a 17 em Pacoti, 100 alunos da rede pública estadual de ensino, que foram selecionados nas Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, mais 20 arte educadores, cinco estudantes do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e cinco estudantes de música residentes em Pacoti e Guaramiranga vão participar de 12 oficinas gratuitas.

As Residências Artísticas, que têm apoio da Votorantim, integram o projeto Música é para a Vida, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival Jazz & Blues. A coordenação pedagógica é do professor Heriberto Porto, da UECE.

Os participantes terão aulas de instrumentos, prática de conjunto, harmonia, ritmica e leitura musical, improvisação e oficina de cortejo e construção de instrumentos. Entre os professores estão quatro das atrações do Festival Jazz & Blues. São eles, o belga residente em São Paulo Henri Greindl (Grupo Solar), o pianista Eduardo Taufic (RN), o percusionista Marco Lobo (BA/RJ) e o multiinstrumentista cearense Cainã Cavalcante. Também são professores das Residências os músicos Widor Santiago, Miquéias dos Santos e Ricardo Pontes.

As aulas acontecerão em Pacoti pela manhã e à tarde, das 10h às 12h, das 14h às 15h45 e das 16h15 às 18h, no Campus de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, Estância Vale das Flores, Teatro Municipal Luís Pimenta e Escola de Artes e Cultura Colmeia. Às 20h acontecerão apresentações musicais no Teatro Luís Pimenta. Serão formados 10 grupos de 10 estudantes, cada um deles acompanhado por professores da rede pública. Será também no teatro de Pacoti a abertura oficial das Residências Artística no dia 11, às 20h, com apresentações dos professores.

Durante os meses de dezembro e janeiro foram realizadas mais de 20 oficinas de sensibilização em todas as macrorregiões do Estado. Para as Residências Artísticas, foram selecionados os estudantes com melhor desempenho, dedicação, prática e conhecimento na matéria.

AS OFICINAS

10h às 12h
VIOLÃO: Cainã Cavalcante (auditório da Estância)
GUITARRA: Henri Greindl (sala de jogos da Estância)
BAIXO ELÉTRICO: Miquéias dos Santos (auditório peq da UECE)
PERCUSSÃO: Marco Lobo (Teatro Luís Pimenta)
BATERIA: Ricardo Pontes (Colmeia)
PIANO/ TECLADO: Eduardo Tauffic (sala da UECE)
SOPROS: Widor Santiago (auditório grande da UECE)

14h às 15h45
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Henri Griendl (sala de jogos da Estância)
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Cainã Cavalcante (auditório da Estância)
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Miquéias dos Santos (auditório peq. da UECE)
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Marco Lobo (Teatro Luís Pimenta)
HARMONIA: Eduardo Taufic (sala da UECE)
RÍTMICA E LEITURA MUSICAL: Ricardo Pontes (Colmeia)
IMPROVISAÇÃO: Widor Santiago (auditório grande da UECE)

16h15 às 18h
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Henri Griendl (sala de jogos da Estância)
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Cainã Cavalcante (auditório da Estância)
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Miquéias dos Santos (auditório peq. da UECE)
OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO: Marco Lobo (Teatro Luís Pimenta)
HARMONIA: Eduardo Taufic (sala da UECE)
RÍTMICA E LEITURA MUSICAL: Ricardo Pontes (Colmeia)
IMPROVISAÇÃO: Widor Santiago (auditório grande da UECE)

CORTEJO E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS: Vanildo Franco (Ginásio da Escola)

DURANTE O FESTIVAL
Após a realização das aulas e práticas de conjunto, os alunos continuarão seu processo pedagógico, permanecendo na serra para participar do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, 18 a 21 de fevereiro (Carnaval). Acompanhados por seus professores, os alunos terão a oportunidade de participar de uma programação variada, composta por oficinas, cineclubes com documentários sobre música, conversas com artistas, shows nacionais e internacionais.

No Festival Jazz & Blues haverá um programa destinado a apresentações musicais dos alunos residentes, acompanhados por seus professores. Trata-se do Toca Jazz, que acontecerá sempre às 17 horas na Cidade Jazz & Blues, espaço que receberá todos os shows do Festival. Além de proporcionar o contato direto com o público, no Toca Jazz os residentes terão intensa repercussão na divulgação de suas produções artísticas e na autoestima de cada participante.

Também nos dias do Festival, os residentes participarão de Seminários no Campus da UECE, em Pacoti tendo como enfoque a carreira do músico, a gravação de um CD, as redes sociais e a música, além de um curso de história do jazz.

O 13º Festival Jazz & Blues é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Votorantim, Indaiá, Cagece, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Richester. Apoio Cultural: SP Combustíveis, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil País Rico é País sem Pobreza.

SERVIÇO
Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues – de 11 a 17 de fevereiro em Pacoti, no Maciço de Baturité, com participação de 130 estudantes em 12 oficinas gratuitas.
13º Festival Jazz & Blues – Guaramiranga (Carnaval – 18 a 21/02), Fortaleza (24 a 26/02) e Sobral (25/02). Apenas os shows das 21h em Guaramiranga e os shows no Teatro Via Sul, em Fortaleza, têm venda de ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). O restante da programação nas três cidades tem acesso gratuito. A programação está disponível no http://www.jazzeblues.com.br. Info: 85-3262.7230.

About these ads

Uma resposta para “FESTIVAL JAZZ & BLUES DE GUARAMIRANGA (CE): CLUBE DO JAZZ VAI”

  1. jesus fevereiro 20, 2012 às 1:50 pm #

    Muito massa ! Imaginei o clima da cidade e as oficinas de sensibilização e a importância social disso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: