Marcel Powell & Victor Biglione: o Náilon (en)contra o Aço

8 dez

A terceira etapa do Circular BR Instrumental foi fechada com Aço e Náilon. No caso, valendo ouro.

Marcel Powell, Náilon, filho de linhagem que não se pode esconder. Tem o nome e se parece fisicamente com o pai. Tocando, parece ainda mais: muito samba e muitas notas. Passagens difíceis, desafios sérios ao instrumentista, vigor nos ataques. Gosto pelos pot-pourris de standards nossos (Samba do Avião, Berimbau).

Marcel falou muito com o público, sorriu, lembrou do que tem feito em sua carreira, pronunciou várias vezes a palavra pai. Após o show, voou como foguete para o saguão para autografar CDs, tirar fotos e abraçar seu público.

Ser filho de uma lenda do violão e ter ecolhido o violão como instrumento não é tarefa das mais simples de se encarar. No mínimo, extremamente ambígua. Achei sua música impressionante. Creio que é o que ele queria.

Mas e o show? Impecável. Marcel atuou solo, em trio com o Baterista Sandro Araújo e o Baixista (Seis Cordas) Josias Pedrosa e, obviamente, com seu convidado Victor Biglione.

Biglione trouxe seu violão com cordas de aço e mostrou por que é reconhecido pelo mundo afora. Destila duas características dificilmente conciliáveis num mesmo músico: sensibilidade e vigor. É um músico terrivelmente lírico, se me permitem a expressão; mas em seu lirismo cabem muitas notas, voos rapidíssimos, compassos acelerados em melodias lentas. Uma veia roqueira, para resumir a história. Criativo a não poder mais, ainda é divertido, com aquele sotaque cariocão, aquele sorriso, manda beijo pro público. Sensacional.

O duo em Manhã de Carnaval tirou o ar da plateia.

Conversei com Powell e Biglione poucas horas antes do espetáculo, no Teatro Lourival Batista. Trechos das entrevistas estarão postados aqui no Blog. O áudio irá ao ar no Clube do Jazz do dia 09/12.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: