PARA ONDE VAI SAULINHO FERREIRA?

11 dez

Em Are You Going With Me?, o guitarrista Pat Metheny parecia lançar, trinta anos atrás, um convite a músicos e ouvintes dispostos a acompanhá-lo numa longa jornada de exploração das possibilidades da Música. Não foram poucos os que aderiram ao chamado daquele que seria um dos principais responsáveis pela renovação de músicos e públicos de Jazz em escala internacional. Metheny alargou de vez as fronteiras entre os gêneros. E foi além. Em parceria estreita com o pianista Lyle Mays, criou formas musicais preocupado apenas em dar vazão a ideias inspiradas em todas culturas possíveis. Seus temas são grandes passeios por muitos mundos.

Que o chamado de Pat Metheny foi bem ouvido em Sergipe, não há dúvida. Vejo e ouço seus efeitos cada vez com maior intensidade no engajamento entusiasmado de jovens músicos em busca de caminhos próprios, de suas próprias direções. Também guitarrista, Saulinho Ferreira vem encarnando há alguns anos o melhor espírito da liberdade de escolha estética, com riscos assumidos. Se atua com o mesmo brilho e seriedade idêntica da MPB ao Pop Rock, é na expressão de sua própria música, no entanto, que suas ideias encontram terreno para correrem soltas.

É o que se vê no recém-saído disco Direções. Acompanhado de show, o lançamento registra por onde Saulinho tem andado e que caminhos compõem seu horizonte. O material do Cd tem cerca de quatro anos e é fotografia de momento, como toda gravação. Boas fotos não envelhecem, é fato.

Como sabemos, muita coisa se passou de lá para cá, com destaque aos projetos do Em 3, Ferraro Trio e Quarteto Clube do Jazz, todos instrumentais. Mais estrada, mais maturidade. No show de estreia, Saulinho optou por apresentar o disco e, como brinde, mostrar todas as autoatualizações do músico! Lá estava aquela magia dos sons que fazem viajar, as sugestões, atmosferas, o passeio por sensações; ora suavidade, ora explosão; ora a introspecção de um Milton, ora o vigor de um Hendrix… Mas acima de tudo, uma música muito própria. Boa estrada, amigo!

Vídeo de apresentação do show: http://www.youtube.com/watch?v=JKAV9ux0PkY

Ernesto Seidl
Produtor e apresentador do Clube do Jazz (Aperipê FM, Aracaju/SE)

4 Respostas to “PARA ONDE VAI SAULINHO FERREIRA?”

  1. Mário Eugênio dezembro 13, 2011 às 2:24 pm #

    Belas e justíssimas palavras! E o que depender da gente ele vai longe, muito longe mesmo.

  2. Rafael Jr dezembro 21, 2011 às 12:47 pm #

    Saulo Ferreira é talento e musicalidade em pessoa! Ótimo texto, Seidl, parabéns!

  3. Pablo Carranza fevereiro 6, 2012 às 6:31 pm #

    Tenho o privilégio de ser amigo desse grande músico. Eu sou de Aracaju, mas não moro na cidade há 4 anos. Ou seja, faz 4 anos que não escuto o programa. Sou cartunista e ontem me perguntaram como eu comecei de fato a fazer quadrinhos. Eu me lembrei que tudo começou quando eu escutei o programa Clube do Jazz na radio Aperipê. Ainda vou fazer uma HQ falando sobre isso. abraço!

  4. Eder Malta março 1, 2012 às 12:10 am #

    Este belo álbum tornou-se um companheiro de viagem e das diversas direções cotidianas. Parabéns ao Saulo Ferreira por nos apresentar esta nova produção e ao Clube do Jazz pelo programa de excelente qualidade sonora.

    Abraços!

Deixe um comentário