NOITE DE MÚSICA E SONHOS: 5º ANIVERSÁRIO DO CLUBE DO JAZZ

7 maio

Sem querer minimizar a história da música em Sergipe, creio que se pode afirmar sem receio que a noite de 04 de maio de 2012 abrigou a mais bela reunião de músicos de que se tem notícia por aqui. E eles não se encontraram para tomar café. Protagonizaram um espetáculo que impressionou até espectadores calejados ou habitués de clubes de Jazz ao redor do mundo. Para os menos acostumados, então, serviu como uma revelação: “e isso é possível e eu nem sabia?”

Como sempre, o Capitão Cook foi o recipiente. E a locomotiva foi puxada por quatro homens: Alejandro Habib, Robson Souza, Rafael Jr. e Saulinho Ferreira, o agora lendário Quarteto Clube do Jazz. Foram a vedete incontestável da noite, enchendo olhos e ouvidos de um público que mostrou atenção e cumplicidade comoventes. Confesso que vi mais de uma pessoa à beira das lágrimas, outras em semitranse estético (se isso existir!), outras ainda tocando instrumentos imaginários, sem falar dos bailados indescritíveis. Enfim, um momento sensacional. Em tempos de banalidades  ditas culturais, relações instantâneas e medo de contatos reais, acredito que momentos assim sirvam como um tipo de combustível para se ir em frente com alguma esperança.

Volto ao Quarteto e à Música. Nossos homens deram prova de navegar em um nível muito alto de qualidade, mas também de coragem. Não abriram mão de nada em termos estéticos. Nada de fórmulas, temas confirmados, déjà vus ou apelações. Propuseram um repertório arrasa-quarteirão no melhor sentido do termo, com tratamento cuidadoso a cada introdução, arranjo, execução de solo e assim por diante. Mas à locomotiva do Quarteto se juntaram outros muitos vagões…

Começo destacando as participações estonteantes das cantoras Vanessa Góes e Soayan. Deram voz e vida a temas tão variados quanto Fly me to the Moon, Stella by Starlight e Lullaby of Birdland, Sambou, Sambou, Upa Neguinho e, pasmem, Novena, verdadeiro tour de force de Milton Nascimento e Márcio Borges. Vanessa e Soayan deram provas de que temos nossas divas em Aracaju. Bem vindas ao Clube! Outro supertimaço de instrumentistas também entrou em cena, cada um com seu jeito, nacionalidade e sotaque: no flugelhorn e trompete, J. Gentil fez um naipe que valeu por 10 sopros ao lado do trombone e flug de Moisés Trombone. Nos teclados, a malandragem de Manoel Jr. se alternou com o toque oriental do libanês Philippe El Hage. E ainda, da Argentina, a cantora Laura Obligado segurou a peteca com brilhantismo em Insensatez. Seu marido, o lendário baterista Dámaso Cerruti, não resistiu e tirou o fã Rafael Jr. do trono. Entre nós: quem imaginaria uma Jam Session desse calibre?

Enfim, são muitas sensações e lembranças, em excesso para querer registrar num texto. Mas para encerrar, gostaria de voltar à dimensão humana que um encontro como esse nos proporcionou. É claro que não se estava lá apenas celebrando o 5º aniversário de um programa semanal de rádio dedicado ao Jazz. Eram a força e a beleza da Música, e tudo o que ela nos permite, que estávamos juntos festejando.
Quem nos beijou lindamente e com o devido respeito foi a Música. Um Musicaço!

As fotos são de André Teixeira e a arte do cartaz e cabeçalhos são do talentoso cartunista Pablo Carranza.

Muito obrigado pela colaboração de todos e um grande abraço.

Ernesto Seidl, produtor e apresentador do Clube do Jazz.

3 Respostas to “NOITE DE MÚSICA E SONHOS: 5º ANIVERSÁRIO DO CLUBE DO JAZZ”

  1. Jesus Marmanillo maio 14, 2012 às 11:55 am #

    Viva essa cena musical de Aracaju! Muito bom🙂

  2. Nanci Mitsumori maio 14, 2012 às 2:26 pm #

    Ernesto, como sempre, traz as “palavras certas”; eu me enxergo nelas. De forma precisa – e ao mesmo tempo poética – descreve o que foi aquela noite memorável. Obrigada a você e a todos os músicos por nos proporcionarem essa experiência tão sublime!

  3. Leno Meneses maio 14, 2012 às 9:45 pm #

    Parabens meu amigo Ernesto por produzir algo de tanto esplendedor em nossa humilde cidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: