FESTA DE 6 ANOS DO CLUBE DO JAZZ: A FORÇA DA MÚSICA

7 ago

Tom Zé repete o tempo todo que elogio em boca própria é vitupério. Concordo tanto com a ideia que acabei incorporando-a a minha coleção pessoal de frases feitas. Mesmo assim, peço aqui tolerância para comentar um momento muito especial compartilhado no último sábado, 03 de agosto, correndo alto risco de repetição. Digo isso porque acabo de espiar o texto deste mesmo blog sobre a Festa de 5º Aniversário do Clube do Jazz, em abril de 2012. Vi que muitos elementos agora reunidos no Tio Maneco também estavam lá atrás, no Capitão Cook, até então a casa de nossas celebrações.

Mas a história nunca se repete e a noite do 6º Aniversário provou que, sob alguns aspectos, a idade é vantajosa. E o primeiro item que salta aos ouvidos é o nível atingido pela música produzida sob a batuta do Quarteto Clube do Jazz, que tem envelhecido com todas as vantagens que apenas os inteligentes sabem extrair das experiências. Bem, dane-se! Não resisto e transcrevo aqui o que disse há cerca de um ano. Isso sim, se repetiu em escala ainda maior quando o CJ apagou 6 velinhas (literalmente, sobre um bolo de chocolate) no Maneco: [os músicos] “protagonizaram um espetáculo que impressionou até espectadores calejados ou habitués de clubes de Jazz ao redor do mundo. Para os menos acostumados, então, serviu como uma revelação: ‘e isso é possível e eu nem sabia?’”

Acho que aqui valeu esse Ctrl Alt C + Ctrl Alt V!

E voilà! Já que toda tradição é inventada, pelo menos a nossa é caseira, muito alegre, e ninguém tasca. É fato que nossas festas têm conseguido juntar os ingredientes mais essenciais do espírito jazzístico: liberdade, criatividade, espontaneidade e curiosidade. E isso só existe onde há espíritos abertos ao contato. Claro que um pouco de lubrificante social – leia-se, algum tipo de álcool – facilita a tarefa. Mas não a resolve. Tem que ter Rafael Jr., Robson Souza, Alejandro Habib e Saulinho Ferreira + seus Convidados Impossíveis.

E aí entra talvez o ponto mais fascinante do Jazz ao vivo, que só é totalmente completo quando construído na interação com o público, num fenômeno de polinização cruzada: a música do palco fertiliza a platéia, que em retorno energiza o palco, e assim por diante. O resultado final? Quem foi, sabe.

Da enfezada abertura com Manteca, tema super Latin Jazz de Gilespie, até o segundo bis, I Shot the Sheriff (sim, Bob Marley suingando), o que se viu foi um constante crescendo de energia, apuração e leveza. Do lado do palco e do público, bem entendido. (Me perdoem, mas não falarei aqui sobre dancinhas, gingados e outras coreografias mais subjetivas). Sete temas apresentados são de autoria de Alejandro Habib ou de Saulinho Ferreira, a saber, Tila, Con Polenta e Manifesto Blues, do lendário saxofonista; e O Surto, Toca 67, Song for Friends e Mr. Seidl, do prodigioso guitarrista. “Mr. Seidl”? É, o coração ainda está forte! Deve ser pela qualidade das amizades…

Para não mudar muito o esquema tradicional, em pequenas ou grandes doses foi subindo ao palco o timaço de convidados. Padrão FIFA! Estou falando do maestro Moisés Trombone, do trompetista Gentil, do tenorista Davysson Lima, do gaitista Julinho Rego e, se não bastassem esses craques, um trio de cantoras de elevadíssima octanagem sobrevoou o ninho do cuco e levou febre à cena: Soayan Silveira, Vanessa Góes e Monara. Só podia explodir mesmo. Vi fortes indícios de arrebatamento estético entre o público: pestanas sem se fechar por minutos e apnéias involuntárias. Ah, a força da Música!

Vou terminando em notas de agradecimento a todos os presentes que deram luz especial a nossa noite e a todos nossos parceiros e apoiadores que encaram projetos como esse como questão fundamental. Num momento de muitas manifestações pelo país afora, a nossa teve uma trilha sonora dos sonhos.

Obrigado e até breve.

Ernesto Seidl é produtor e apresentador do Clube do Jazz da Aperipê FM.

 

Cartaz CJ 6 anos (baixa)

4 Respostas to “FESTA DE 6 ANOS DO CLUBE DO JAZZ: A FORÇA DA MÚSICA”

  1. Adolfo Teles Gomes agosto 7, 2013 às 4:49 pm #

    FOI MARAVILHOSA A APRESENTAÇÃO DO QUARTETO NA NOITE DE CELEBRAÇÃO DOS SEIS ANINHOS DO CONJUNTO …. AMAZING. !

    Please … bis

    • blogclubedojazz agosto 7, 2013 às 5:33 pm #

      Pedido anotado.

  2. Maria Erica agosto 8, 2013 às 7:27 pm #

    Belíssimo texto, Ernesto! Apesar de não ter podido ir, senti o ritmo da festa através de suas palavras.

    • blogclubedojazz agosto 8, 2013 às 10:33 pm #

      Sincero obrigado. Ano que vem temos mais!

Deixe um comentário